Segurança - Gás Natural Veicular GNV em Salvador

O GNV, comparado aos combustíveis líquidos, (etanol, gasolina ou diesel), pode reduzir as emissões de monóxido de carbono em aproximadamente 70% , reduzindo assim poluição atmosférica. Além disso, ao nível do mar (1atm) o GNV entra em combustão a uma temperatura de 670º C, muito superior às temperaturas de inflamação do álcool e da gasolina, que valem 200º C e 300º C respectivamente, tornando-o um combustível mais seguro que os utilizados normalmente.

O GNV é um combustível seguro, porém, como todo combustível, requer algumas medidas de segurança:

- Somente as Empresas credenciadas pelo INMETRO estão habilitadas e capacitadas a instalar e dar manutenção no sistema de GNV , sob pena de perder as garantias dadas além de colocar em risco o seu veículo e as pessoas que o utilizam.

- Somente abasteça seu veículo em postos qualificados de GNV

- A pressão máxima de serviço do cilindro é de 200 bar ( 206 kgf/cm ou 2900 Ib/pol ).

- Todo cilindro deverá ser inspecionado e retestado periodicamente a cada 5 anos, ou quando ocorrer danos como exposição a fogo ácidos etc.

- Leia com atenção as informações contidas no rótulo do cilindro.

- Sentido qualquer cheiro de gás, feche a válvula do cilindro, comute seu carro para gasolina/etanol e conduza-o para uma oficina credenciada.

- Em caso de incêndio, abandone o veículo e se afaste juntamente com outras pessoas no mínimo 50 metros.

- Jamais utilize outro cilindro que não o especificado para o uso de GNV e nem tente transferir Gás de um cilindro para outro.

- O tubo de saída de GNV do cilindro está envolvido por uma bolsa plástica, a fim de direcionar pequenos vazamentos de gás para área externa.

- Caso seu veículo fique parado por vários dias em locais fechado, convém fechar a válvula do cilindro.