Como funciona o GNV
Funcionamento dos sistemas convencional e Injetado para utilização do GNV
Sistema Convencional
- Cilindro GNV: Armazena o GNV em alta pressão
- Válvula de Cilindro: Válvula com dispositivos de segurança
- Variador de Avanço: controla o ponto de ignição melhorando o desempenho (opcional, quando aplicável)
- Comutador: faz a comutação gás-etanol.
- Emulador de Injetores:simula a pulsação dos blocos injetores.
- Redutor: reduz a pressão do gás para a admissão no motor.
- Válvula de Abastecimento: local por onde se abastece o cilindro.
- Indicador de Nível: indica a pressão de gás no cilindro.
- Sonda Lambda: sensor de oxigênio.
- Misturador: responsável pela mistura ar+gás.
Sistema Injetado
- Válvula de Cilindro: Válvula com dispositivo de segurança.
- Cilindro GNV: Armazena o GNV em alta pressão.
- Suporte de Cilindro: Estrutura que fixa o cilindro no veículo.
- ECU: Controla a mistura ar-gás.
- Variador de Avanço: Controla o ponto de ignição, melhorando o desempenho (opcional, quando aplicável).
- Chave Comutadora: Faz a comutação combustível liquido/gás.
- Redutor: Reduz a pressão do gás para admissão do motor.
- Válvula de Abastecimento: Local por onde abastece o cilindro.
- Indicador de Nível: Indica a pressão de gás no cilindro.
- Bicos Injetores e Suporte: Injetam o gás na entrada da válvula de admissão.
Componentes do Sistema GNV
Cilindro para GNV:
A função do cilindro é a de armazenar o gás combustível a uma pressão de aproximadamente 200 bar estabilizada a 15ºC.
O veículo pode ter um ou mais cilindros.
Todo cilindro deverá ser inspecionado a cada 5 anos
Suporte Cilindro:
Serve para fixar o cilindro à estrutura do veículo. Nos pontos de contato do cilindro com o suporte é necessária uma proteção de borracha.
Válvula do Cilindro:
É instalada no pescoço do cilindro e dispõe de três dispositivos de segurança.
01. Manícula de fechamento rápido, a qual, dependendo de sua posição, permite a saída do gás ou sua retenção no cilindro;
02. Dispositivo contra explosão, cuja finalidade é de liberar automaticamente o gás contido no cilindro caso a temperatura e pressão ultrapassem o limite crítico de segurança estabelecido no projeto do cilindro.
03. Dispositivo Limitador de Fluxo, cujo objetivo é impedir automaticamente, o gás excesso de vazão de gás caso ocorra um rompimento na tubulação externa, evitando a ocorrência de grandes vazamentos.
Tubulações e Mangueiras:
São elementos de interligação dos diversos componentes do sistema de GNV . São apropriadas para serviços de alta ou baixa pressão. Para maior segurança, sua substituição deve acontecer no prazo máximo de 80.000 Km ou 02 anos, o que ocorrer primeiro.
Válvula de Abastecimento
Fica instalado no compartimento do motor e tem a finalidade de permitir a conexão do bico de abastecimento para que o cilindro seja abastecido com GNV. Essa válvula conta com um dispositivo de retenção, que impede o retorno do gás á fonte de abastecimento. Dispõe também de uma manícula de fechamento rápido que permite o corte do gás em caso de emergência ou manutenção do motor.
Redutor de Pressão
Sua função é reduzir a pressão e promover a alimentação do motor em qualquer regime de rotação. Esse Redutor dispõe de múltiplos estágios de regulação de pressão, através dos quais a pressão do gás no cilindro, que vária conforme o consumo, é regulada para uma pressão estável e única para alimentação do motor.
Manômetro
É um indicador de pressão instalado entre a válvula de abastecimento e o redutor de pressão, cuja finalidade é medir e indicar continuamente a pressão do GNV contido no cilindro. Como existe uma relação entre a pressão e o volume de gás contido no cilindro, o manômetro envia um sinal elétrico à chave comutadora instalada no painel do veículo, onde poderá ser visualizada a quantidade de gás disponível para ser utilizado como combustível.
Misturador ou Mesclador ( * Somente em sistema convencional)
Esse componente é responsável pela formação da mistura que será admitida pelo motor para que o mesmo funcione. Esta mistura obedece uma razão estequiométrica formada por uma fração de ar e outra de GNV. Como existem motores de diferentes cilindradas e potências, há uma necessidade de se aplicar o mesclador correto para cada modelo e tipo de motor. Com isso se reduz a perda de potência e o consumo excessivo, proporcionando um funcionamento normal do motor tanto com o GNV quanto com o combustível original.
Chave Comutadora
Esse componente seleciona o tipo de combustível utilizado no motor do veículo: GNV ou o combustível original. Pode ser automática ou manual. Dispõe também de um conjunto de luzes ( leds ) que indicam a quantidade de GNV disponível no cilindro. Normalmente é instalada sob o painel de instrumentos do veículo.
Barra de Aterramento
É um dispositivo condutor de energia elétrica, empregado para escarregar ao solo a energia estática do veículo, fazendo com que o mesmo não esteja eletrizado durante operação de abastecimento.
Bicos Injetores: (RAILS) - ( * Somente sistema injetado)
Dispositivo que injeta o gás individualmente através do coletor de admissão para os cilindros, proporcionando uma maior eficiência na combustão.
ECU GNV: ( * Somente Sistema Injetado)
Módulo eletrônico para injeção sequencial de gás. Projetado para motores de três até oito cilindros. Controla eletronicamente a mistura ar-gás melhorando a eficiência e diminuído as emissões de poluentes na atmosfera.
Emuladores ou Simuladores de Bicos Injetores: (somente sistema convencional)
Esse componente é usado somente em motores com injeção eletrônica. Tem a finalidade de enviar um sinal elétrico, compatível com o sistema original do motor, à central eletrônica (módulo). Esse sinal é necessário pois o componente interrompe o funcionamento dos bicos injetores, evitando a entrada dos dois combustíveis na câmara de combustão. Dispõe de cabos originais que evitam o corte do chicote elétrico do automóvel, mantendo a originalidade sem adaptação de relés.
Simulador de Sonda Lambda: (somente sistemaconvencional)
Esse componente é usado somente em motores com injeção eletrônica. Sua função é enviar um sinal elétrico ao módulo, informando se a mistura está rica ou pobre. Esse componente é usado em alguns casos como substituto do módulo eletrônico.
Variador de Avanço: (opcional, quando aplicável).
Tem a função de adiantar o ponto de ignição do motor, para aumentar o rendimento termodinâmico da combustão, assegurando um melhor desempenho do motor durante o uso GNV. Muitos modelos apresentam incompatibilidade com esse dispositivo, neste casos, desaconselhamos a utilização.
Filtro de Gás: (somente sistema injetado)
Peça fundamental para o funcionamento do sistema, serve para impedir que partículas sólidas e líquidas tenham contato com os bicos injetores de GNV e provoquem danos. A substituição do filtro deve acontecer no intervalo máximo de 30.000 Km, podendo eventualmente, acontecer antes.